Clariesse Barata Sanches

Clarisse Barata das Neves Sanches, de seu nome literário Clarisse Barata Sanches, nasceu em Vila Nova do Ceira, do concelho de Góis. E é em Góis, uma bonita vila do distrito de Coimbra, que reside. Apesar de não possuir nenhum curso secundário, mas, com uma certa vocação para as letras, iniciou a sua actividade poética em 1954, estreando-se a publicar poemas nos jornais “Novidades”, e “Comércio de Víveres”, de Lisboa e “Independência de Águeda.: Seus pais eram comerciantes e ela seguiu também essa actividade muitos anos e prestou serviços quase completos no Antigo Grémio da Lavoura de Góis. Desde aí participou em inúmeros jornais e revistas do País, colaborando presentemente na “A Comarca de Arganil” ; “O Varzeense” (Jornal da sua terra); “Lordelo Jornal”; Publicou algo no  Suplemento de Artes e Letras do Primeiro de Janeiro, ali entrada pela mão do saudoso historiador D. Joaquim Montezuma de Carvalho. “Jornal Poetas & Trovadores” “ O Jornal de Tábua. e até de quando em vez no Pela Internet no “Mundo Lusíada e Diário dos Açores. Colaborou ainda no, Mensageiro da Poesia. Actual membro de “Os Confrades da Poesia”.

Participou em diversas colectâneas poéticas e em várias Antologias. Participa também, regularmente, no Rádio Clube de Arganil, num programa de prosa e poesia, e algumas vezes na Rádio Renascença. Presentemente está colaborando num site do Gooble em nome de Clarisse Barata Sanches pela Internet SONETOS.COM.br. De quando em quando, concorre a Jogos Florais e Concurso Literários, tendo alcançado até esta data mais de um centena de distinções e prémios em diversas modalidades, como sonetos, quadra, glosa, lírica e conto. Há muito pouco tempo foi distinguida com o primeiro prémio num Concurso de quadras no Brasil Secção. Internacional. Muito recentemente foi distinguida nos Jogos Florais de Monforte com um iº prémio, dois 2º prémios ex-aequos e 3 menções honrosas, nas várias modalidades.

Em 13 de Agosto de 1997, foi-lhe concedida pela Câmara Municipal de Góis, a medalha de mérito do concelho.

São desta Autora os seguintes livros já publicados: De prosa e poesia: “Cantei ao Céu à Terra”; “Gracita Flor da Saudade” ; “Luz no Presépio”;  “Quadras do Meu Outono”; “Hinos da Tarde”; “Arca de Lembranças”; (memórias) “Cartas para o Céu”; “Góis e Seus Poetas” com 2ª edição. Um livro de contos e tradições “Murmúrios do Ceira”, em 2004, livro de Sonetos “Sonhos da Alma.” Este ano 2008 publicou um livro de poesia,”ROSÁRIOS DE AMOR” espécie de colectânea poética, que teve boa aceitação pelo público. Esta obra foi Co. participado pela ADIBER e patrocinado pela Câmara Municipal de Góis e outras Entidades…

 OBRAS LITERÁRIAS DA AUTORA:

Cantei ao Céu e à Terra….. 1983 (poesias)

Gracita Flor da Saudade.     1985 (Poesia e Memória)

LUz no Presépio ………..      1989 (poesias – (Teatro)

Quadras do meu Outono … 1989  (Poesias)

Hinos da Tarde ………..  1994  (Poesias)

Arca de Lembranças…..1997  (Poesias- Memõrias)

Cartas para o Céu  …… 1998  (Poesias)

Fonte: http://canticosdabeira.blogs.sapo.pt/

7 comentários em “Clariesse Barata Sanches”


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: