Adelto Gonçalves

ADELTO GONÇALVES é doutor em Letras na área de Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. É também mestre em Letras pela Universidade de São Paulo na área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana. Em 1999-2000, fez um trabalho de pós-doutoramento na Universidade de Lisboa com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo(Fapesp). É professor titular da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), de Santos.

Estreou na literatura em 1977 com o livro de contos Mariela Morta. Em 1980, ganhou o Prêmio Nacional de Romance José Lins do Rego, da Livraria José Olympio Editora, do Rio de Janeiro, com o livro Os vira-latas da madrugada. Em 1986, obteve o Prêmio Fernando Pessoa da Fundação Cultural Brasil-Portugal e participou do livro Ensaios sobre Fernando Pessoa.

Conquistou também os prêmios Assis Chateaubriand de 1987 e Aníbal Freire de 1994, ambos da Academia Brasileira de Letras. Em 2000, com Gonzaga, um poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999), ganhou o Prêmio Ivan Lins de Ensaios da União Brasileira de Escritores e da Academia Carioca de Letras.

Em 1997, publicou o livro de ensaios e artigos Fernando Pessoa: a Voz de Deus (Santos, Universidade Santa Cecília) Em 1999, publicou o seu primeiro livro em Portugal: o romance Barcelona Brasileira (Lisboa, Editora Nova Arrancada), que saiu no Brasil em 2002 pela editora Publisher Brasil, de São Paulo. Em 2003, publicou pela Editora Caminho, de Lisboa, o livro Bocage – o Perfil Perdido, seu trabalho de pós-doutorado.

Jornalista desde 1972, trabalhou em O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Editora Abril e A Tribuna, de Santos. Como articulista e ensaísta, mantém intensa atividade na imprensa e em revistas acadêmicas.

Fonte: Jornal de Poesias

Anúncios

7 comentários em “Adelto Gonçalves”


  1. […]                                    Por Adelto Gonçalves […]


  2. […]                                                                                                             Por Adelto Gonçalves […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: