Nuno Mata

Nascido em Sintra em 20 de Março de 1970, cedo veio residir para Coja, localidade dos seus familiares, onde frequentou os 1º Ciclo (antiga Instrução Primária) e o 2º Ciclo do Ensino Básico, na altura Telescola. Inicia o 3º Ciclo na Escola Secundária de Arganil que concluiria em Coimbra (Escola Secundária Quinta das Flores), onde também fez o Ensino Secundário (Escola Secundária D. Maria). Diploma-se em Administração Autárquica no Centro de Estudos e Formação Autárquica e licencia-se em Geografia na Universidade de Coimbra. É professor de Geografia do Ensino Básico e Secundário, Presidente da Direcção da Associação Filarmónica Progresso Pátria Nova de Coja (onde exerceu, também, o cargo de Vice-Presidente da Assembleia Geral) e membro da Assembleia Municipal de Arganil. Neste órgão foi nomeado para a Comissão Municipal de Apreciação da Instalação de Parques Eólicos e Comissão Municipal de Trânsito. É membro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Concelho de Arganil – Modalidade Alargada, eleito pela Assembleia Municipal de Arganil.

Em 2007 foi eleito o representante das Filarmónicas, Tunas e Ranchos Folclóricos ao Conselho Consultivo Municipal (de Arganil).

Como docente, foi Presidente da Assembleia de Escolas de Lagares da Beira (1999-2000), de Coja (2000-2001) e Vice-Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Coja (2001-2007). Exerceu a sua actividade docente em Coja, Oliveira do Hospital, Albufeira e Lagares da Beira.

Por iniciativa do pároco cojense, Dr. António Dinis, e no âmbito de um programa de Verão de ocupação de tempos livres para jovens, inicia as suas pesquisas históricas que publicou em A Comarca de Arganil, sob o título de “Coja vista à Lupa” e que culminariam na publicação de um livro, “Coja – À descoberta de uma vila” (1993), o primeiro de outros que tem publicado regularmente.

Para além de livros da sua autoria, assinou outros em parceira, em texto e ilustração. Igualmente, tem ilustrado diversas publicações nas áreas do Ensino/Pedagogia, História, Arte, Monografias, Poesia e Literatura. Dedica-se às artes plásticas (desenho e aguarela), participando em inúmeras exposições individuais e colectivas no país e no estrangeiro, onde se incluem trabalhos em salões nacionais de caricatura e humor. Tem, pontualmente, dado formação a alunos dos ensinos básico e secundário na área artística. É sócio da Sociedade Portuguesa de Autores.

O seu nome liga-se, também, a intervenções em colóquios e palestras (individual ou colectivamente), cooperações em catálogos de eventos, revistas culturais e científicas (como foi o caso da extinta revista universitária Perfil Geográfico), artigos no Jornal de Arganil, em A Comarca de Arganil (onde se iniciou como articulista), Revista Arganilia (pertencendo, também, ao Conselho Cultural e Direcção desta) e, mais recentemente, a um projecto Internet com o objectivo de divulgar a vila de Coja.

One Comment em “Nuno Mata”


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: