Maria Beatriz Alcântara

Maria BEATRIZ Rosário de ALCÂNTARA nasceu em Fortaleza-CE e viveu em Portugal – Lisboa e Beira-Serra – até os 19 anos. Possui dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará-UFC e Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília-UNB. Professora Adjunta de Língua e Literatura Francesas da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Casada, mãe de dois filhos, Daniela (arquiteta) e Leonardo (advogado).
 

Membro da Academia Cearense de Letras, cadeira nº16. Membro da Academia de Letras e Ciências de São Lourenço, cadeira nº70. Ex-Diretora do Theatro José de Alencar de Fortaleza. Editora de todos os sete números da Revista Seara de Literatura e coordenadora-geral dos quatro primeiros números da ESPIRAL: revista de Literatura. Colaboradora de revistas literárias do Brasil,de Portugal e da Argentina e participou de inúmeras antologias brasileiras. Escreveu uma página semanal sobre Literatura no jornal O Povo, intitulada “Companhia do Escritor” (1990-1991).
 

Membro – Júri Concurso Público sobre Arte e Cultura. Prêmio Pedro Nava de Literatura, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo/ Museu de Literatura, São Paulo-SP, 1987. Prêmio Ceará de Dramaturgia Infantil, Theatro José de Alencar/ Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, 1993, Fortaleza. IVº Prêmio Literário Cidade de Fortaleza (conto), Fundação Cultural de Fortaleza, 1994. IIº Prêmio Ceará de Literatura (conto), Sec.da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, 1995, Fortaleza. I Prêmio Dragão do Mar de Arte e Cultura, Sec. da Cultura do Estado do Ceará – SECULT/ Fundação Demócrito Rocha, 1998, Fortaleza.
 

Fonte: REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras

4 comentários em “Maria Beatriz Alcântara”


  1. […] leitura do livro “Palavras cúmplices”, de Beatriz Alcântara, suscitou inúmeras […]


Deixe um comentário