Regina Anacleto

ANACLETO, Regina (n.– Arganil, 29/07/1937)

Maria Regina Dias Baptista Teixeira Anacleto, filha de Jaime de Mendonça Teixei-ra e de Maria Belmira Dias Baptista Teixeira. Em Arganil realizou os seus estudos primários na escola oficial e secundários no Externato Alves Mendes.

Em 1971 concluiu, na Escola Industrial e Comercial de Gouveia, os cursos de Formação Feminina e de Formação Auxiliar do Comércio com a classificação final de 15,6 e 15,2 valores, respectivamente.

Terminou a sua licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 31/10/1978, tendo obtido a classificação final de 15 valores. Em 1984 prestou provas de capacidade científica e aptidão pedagógica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo apresentado um trabalho de investigação intitulado João Machado: o homem e a obra e uma unidade de ensino que versava: Os primórdios do sur-realismo na pintura portuguesa. Foi aprovada com a classificação de muito bom, por una-nimidade.

Em 1992 doutorou-se em Letras, especialidade de História da Arte, pela Universi-dade de Coimbra. Apresentou uma dissertação de doutoramento intitulada Arquitectura neomedieval portuguesa. 1780-1924. Foi aprovada com distinção e louvor por unanimida-de.

Em 1998 prestou provas para a obtenção do título de Agregado da Segunda Seção (Ciências Históricas, Geográficas e Filosóficas) do 5º Grupo (História) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo sido aprovada por unanimidade.

Preparação científica e pedagógica: Participou em diversos cursos de preparação pedagógico-didáctica, dos quais se destaca: L’échec scolaire, orientado pelo CRESAS, de Paris, Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, 05/12/1975 a 16/05/1975; Curso de ava-liação escolar, promovido pelo MEC, Escola Secundária José Falcão, Coimbra, 17/07/1978 a 28/07/1978; Jornadas pedagógicas de Coimbra, orientadas por professores da Escuela Universitaria de Formacion de Professorado “Pablo Montesino”, de Madrid, Escola Secun-dária José Falcão, Coimbra, 17/02/1980 a 20/02/1980; Curso do Instituto de Tecnologia Educativa, Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra, 28/02/1980 a 29/02/1980.

Fez, sob a orientação do Prof. Dr. Jorge de Alarcão, integrada na licenciatura em História, a pré-especialização em Arqueologia Clássica.

Desde 1981 trabalha sob a orientação dos Professores Doutores António Nogueira Gonçalves e Pedro Dias.

Tem feito viagens sistemáticas de estudo, tanto no País como no estrangeiro. Algu-mas destas deslocações foram orientadas por professores do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Além da atividade docente, a Profª Regina Anacleto tem participado em dezenas de congressos, encontros e outras reuniões culturais e científicas, não somente em Portugal, mas também na Espanha, no Brasil e em outros países, principalmente nos domínios da História da Arte, destacando-se como uma das principais especialistas nesta área.

Publicações:

1. Monografias: Bobadela epigráfica, Coimbra, Epartur, 1981, 84 p., il…; Concelho de Arganil. História e arte, Aveiro, Ed. da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, 1982, 100 p., il…; Neoclassi-cismo e romantismo, em História da Arte em Portugal, vol. 10, Lisboa, Edições Alfa, 1987; O artista conimbricense Miguel Costa (1859-1914), Colecção Estudos-9, Coimbra, Facul-dade de Letras, 1989; Arquitectura neomedieval portuguesa, Lisboa, Museu Calouste Gul-benkian, 1996; História comparada. Portugal, Europa e o mundo. Uma visão cronológica, vols. I e II, Dir. de António Simões Rodrigues (Regina Anacleto: todas as referências à His-tória da Arte), Lisboa, Círculo de Leitores, 1996; Arganil, Colecção “Cidades de Vilas de Portugal”, 21, Lisboa, Ed. Presença, 1996; Arquitectura neomedieval portuguesa, 2 vols., Colecção Textos Universitários, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian e JNICT, 1997; El arte en Portugal en la época de Isabel La Católica, em Isabel La Católica, Reina de Castil-la, Madrid-Barcelona, Lunwerg, 2002, p. 451-499; O Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, São Paulo, Dezembro Editorial, 2004.

2. Catálogos de Exposições O neomanuelino ou a reinvenção da arquitectura do período dos Descobrimentos, Lisboa, Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses e IPPAAR, 1994; O neomanuelino. A reinvenção da arquitectura do período dos Descobrimentos, Lis-boa, Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, 1997.

3. Colaboração em catálogos de exposições Arquitecturas medievais. Memória e retorno, em O neomanuelino ou a reinvenção da ar-quitectura do período dos Descobrimentos, Lisboa, Comissão Nacional para a Comemora-ção dos Descobrimentos Portugueses e IPPAAR, 1994, p. 57-74; Os protagonistas das ar-quitecturas neomedievais, em O neomanuelino ou a reinvenção da arquitectura do período dos Descobrimentos, Lisboa, Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses e IPPAAR, 1994, p. 103-113; A reinvenção do mourisco na arte portuguesa de Oitocentos, em Memórias árabo-islâmicas em Portugal, Lisboa, Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, 1997, p. 129-142; Uma dinastia de artis-tas: os Almeidas Furtados, em A arte em família: os Almeidas Furtados, s/l, Museu de Grão-Vasco, 1998, p. 15-29; Família Almeida Furtado: passos da vida, em A arte em famí-lia: os Almeidas Furtados, s/l, Museu de Grã-Vasco, 1998, p. 47-55; São Goldrofe, prior do mosteiro de São Pedro de Folques, em Semente em boa terra. Raízes do cristianismo na diocese de Coimbra, Coimbra, Gráfica de Coimbra, 2000, p. 79-83.

Texto de João Alves das Neves

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: