Isabel Gouveia

ISABEL GOUVEIA é o nome literário de ISABEL PEREIRA MENDES, natural de Aldeia das Dez, concelho de Oliveira do Hospital. É licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, onde concluiu também o “Curso Complementar de Ciências Jurídicas”. Exerceu o cargo de conservadora do registo predial, foi sócia fundadora da Associação Portuguesa de Conservadores dos Registos, tendo sido directora da revista Regesta e delegada da referida Associação junto do Centro Internacional de Derecho Registral (CINDER). Participou em vários Congressos Internacionais de Direito Registral, tendo sido premiada com uma bolsa de assistência ao IX Congresso, realizado em Espanha; e em 1984 fez parte da Comissão de Reforma do Código do Registo Predial, tendo participado em “Encontros”, realizado conferências e publicado numerosos trabalhos sobre matéria registral, em variadas revistas de Direito, assim como diversos livros de índole jurídica, alguns deles com elevado número de edições.

No campo literário, com o nome Isabel Gouveia, e às vezes com o seu nome civil, publicou vários livros em poesia e em prosa, e variados trabalhos dispersos por alguns jornais e revistas literárias. Colaborou com poemas e contos em algumas antologias e nos Cadernos de Poesia Jalons, de Jean-Paul Mestas.

Livros publicados no campo literário:

Atrás do Tempo (sonetos) – 1962; Os Sete Dias Passados (poesia) – 1967; Incómoda Verdade (poesia) – 1972; Tangentes e Consequentes (poesia) – 1977; A Porta Estreita – 1988 (com o nome Isabel Pereira Mendes) – ficção premiada com o “Prémio José Galeno 1985; Poemas Escolhidos – 1994 (com o nome Isabel Pereira Mendes); Ponte Levadiça (Diário) – 1996; Poesia Reunida (1950-1995) – 2000; Fragmentos do Passado (poesia) – 2001; Ponte Levadiça (Diário) – V0l. II – 2003; A Outra Face do Riso (contos)2003; Memorial de Mulheres (romance) – 2003; Escuta o Coração do Mundo (poesia)2005; A Minha Mão na Tua (poesia) – 2006; Chemin (opúsculo/poemas traduzidos para francês por Jean-Paul Mestas) – 2007; Ponte Levadiça (Diário) – VOL. III – 2007; A Porta Estreita (2ª edição) – 2008.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: