Escritor Nilto Maciel É Encontrado Morto em Casa

“É com grande pesar que publicamos essa notícia da perda de um de nossos colaboradores”

por Cyro de Mattos

Nilto MacielO escritor e pesquisador cearense Nilto Maciel, 69 anos, foi encontrado morto, nesta quarta, 30 de abril, em sua casa, em Fortaleza, no bairro Monte Castelo. Morava sozinho, não respondia e-mails nem atendia telefonemas desde o último sábado, 26. Na terça-feira, 29, o escritor deveria ter aberto um encontro sobre literatura fantástica, que foi realizado no município de Sobral. Todavia, lá não apareceu.

Contista, novelista, romancista, cronista, autor do prestigiado blog “Literatura Sem Fronteiras”,  criador da revista “Literatura”, em Brasília, e “O Saco”, deixou um legado significativo no qual se destacam Estaca Zero, Vasto Abismo e A Rosa Gótica, que lhe rendeu o Prêmio Nacional  Cruz e Sousa, da Fundação Catarinense de Cultura.   Nascido em Baturité, Nilto Maciel dedicava-se à literatura cearense. Organizou dois volumes de contos. Nilto deixou  quatro filhas.

 Ao discorrer sobre a obra de Nilto Maciel, o escritor Caio Porfírio Carneiro, observou: “Senhor de todos os segredos na arte de contar, caminhando, com segurança, pelo regional, o fantástico, o alegórico,  o mágico, indo do fotográfico ao sombrio, invertendo ou treliçando bem à vontade o andamento criador, (…) onde até o formal poético está presente, não perde nunca aquela  perspectiva  maior, intuída e inapelável,  a sua imanência à terra, ao chão mais do que de infância, porque é uma carga sedimentada dos antepassados…”

Detentor de uma prosa enxuta, detalhista, Nilto Maciel transita pelos padrões intimistas de Tchecov, mas cultiva a arquitetura dos labirintos, de temas antigos, lembrando às vezes  o engenhoso artista literário   Jorge Luís Borges.

Explore posts in the same categories: Livros & Autores, Poemas & Poesias

One Comment em “Escritor Nilto Maciel É Encontrado Morto em Casa”


  1. A morte (ou simples passagem desta vida para outras, se é que elas existem!…) É SEMPRE uma desagradável surpresa até mesmo para aqueles que não conhecem e/ou não conviveram com o falecido.
    Li alguns textos e me identifiquei bastante com algumas ideias registradas por este Escritor, dentro da medida em que (modéstia à parte) também eu escrevo apenas pelo prazer de escrever.
    Costumo dizer que é mais fácil compartilhar as nossas alegrias do que comunicar tristezas, por isso deixo apenas o meu Sentimento solidário com a Familia e Amigos de Nilto Maciel
    Que DEUS o receba na sua eterna gloria e PAZ.
    Silvino Potencio
    http://www.silvinopotencio.net


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: