PROFISSÃO: EMPREGADO DE CAFÉ

Por Pedro Silva

Em todos os locais do mundo, existem actividades mais peculiares que outras. Profissões existem que, por si mesmas, despertam em nós particular interesse. Por exemplo, o extinto ardina era uma figura típica de um Portugal de tempos não muito distantes e, por assim dizer, a peixeira é ainda ponto de destaque nas vendas a retalho.

Mas, entre todas, há uma que me desperta especial atenção e carinho, por razões mais que óbvias – empregado de café, designação pela qual, na minha terra, distinguimos os profissionais que fazem parte do nosso dia-a-dia, mesmo sem pertencerem à nossa família e que servem as muita apreciadas bicas, de mesa em mesa, em azáfama contínua.

Hoje em dia todos os meninos querem ser médicos ou engenheiros. Há cinquenta anos atrás aspiravam a ser empregados da restauração, fosse num café ou num restaurante. Os tempos eram outros, as dificuldades também e, porventura, a humildade era uma das características mais evidente.

Momentos intermédios houveram, nas últimas três décadas, que as pessoas passaram a fazer distinções entre certas actividades.

Esta crónica é uma forma de homenagear uma actividade que me é tão querida. São milhares de quilómetros percorridos, assentes nos próprios pés, movidos à força pessoal, durante uma vida completa de actividade profissional. Centenas de confidências escutadas em tantas noites. Dezenas de conselhos bem empregues, dados por quem, sem um curso de psicologia, conhece mais do ser humano, na sua pior e melhor expressão prática, do que os doutores.

Devo afirmar que conheço pessoalmente vários empregados de café, mas há uma figura que me é por demais grata, e que considero a mais inconfundível, incontornável e conhecida figura desta área profissional na minha cidade, conhecido por todos como o Sr. Chico da Nabância.

Muito obrigado por tudo, meu querido pai!

Explore posts in the same categories: Crônica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: