Prêmio Guavira de Literatura da Fundação de Cultura divulga vencedores

É com grande satisfação que divulgamos em nosso blog a conquista de mais um importante prêmio da Língua Portuguesa por um de nossos colaboradores.

 PARABÉNS  Raquel Naveira

Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura do governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (10 de outubro), no Diário Oficial, a relação dos escritores vencedores por categoria do II Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul.

Na categoria Romance o premiado é João Gilberto Noll com “Solidão Continental”; em Crônica a vitoriosa é Lucilene Machado Garcia Arf com “Biografia de Amores”; na categoria Poesia o primeiro lugar ficou é de Raquel Maria Carvalho Naveira com a obra “Sangue Português: raízes, formação e lusofonia”; Já em Contos o vencedor é Cássio Eduardo Duarte Pantaleoni com “A Sede das Pedras”.

João Gilberto Noll nasceu em Porto Alegre, em 1946. Publicou treze livros. Recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti em cinco ocasiões: 1981, 1994, 1997, 2004 e 2005. Seu romance Harmada está incluído na lista dos 100 livros essenciais brasileiros em qualquer gênero e em todas as épocas da Revista Bravo.

Lucilene Machado Garcia Arf é paranaense radicada em Mato Grosso do Sul. Professora universitária e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a autora possui outras obras publicadas no Estado: Plântula (poesia), O Gato Pernóstico (literatura infantil), Coisas de Mulher, Fio de Saliva e Claricianas (em parceria com Edgar Nolasco).

Raquel Maria Carvalho Naveira é campo-grandense formada em Letras pela FUCMT. É professora universitária e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Publicou diversos livros dentre eles “Abadia” e “Casa de Tecla” (ambos indicados para o Prêmio Jabuti), “Guerra entre Irmãos – Poemas inspirados na Guerra do Paraguai”; “Caraguatá – Poemas inspirados na Guerra do Contestado” e “Sob os Cedros do Senhor – Poemas inspirados na imigração árabe e armênia em Mato Grosso do Sul”. Seu infanto-juvenil, “Pele de Jambo”, foi adotado como leitura paradidática em várias escolas do País.

Cássio Pantaleoni é formado em Filosofia com complementação curricular em Psicologia. Possui Mestrado em Filosofia nos domínios da especialização da Fenomenologia e Hermenêutica pela PUCRS. Escritor, fundador da editora 8INVERSO e profissional da área de Tecnologia da Informação. É autor de “Os Despertos” (2000), “Ninguém disse que era assim” (2002), “Desmascarando a incompetência” (2005), “Histórias para quem gosta de contar histórias” (2010) e “A sede das pedras” (2012).

A Fundação de Cultura recebeu a inscrição de 120 obras de 17 estados brasileiros, um aumento substancial em relação à primeira edição do Prêmio Guavira de Literatura, realizada ano passado, que apontou 82 obras inscritas de 14 estados.

A seleção contou com obras literárias escritas em língua portuguesa, editadas e comercializadas no Brasil em 2012 e classificadas nas categorias Romance; Conto; Poesia e Crônica. Os primeiros colocados de cada uma das categorias receberão R$ 10.000,00 e também um certificado de premiação.

O processo seletivo foi realizado em duas etapas distintas: a de Habilitação e a de Seleção. Para cada etapa foi nomeada uma Comissão Especial distinta, levando em consideração o conhecimento técnico necessário dos integrantes para a análise documental e análise meritória.

“O aumento de obras inscritas no Prêmio Guavira este ano revela não só sua importância como o consagra já em sua segunda edição. Recebemos 120 obras de 17 estados brasileiros, um aumento significativo de 32% em relação a primeira edição. São dados que revelam que Mato Grosso do Sul alcançou suas expectativas em relação ao incentivo ao livro”, explica o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

Serviço: O edital com o resultado do Prêmio Guavira de Literatura 2013 pode ser acessado aqui, no Diário Oficial do Estado.

Fonte:  http://www.fundacaodecultura.ms.gov.br

Explore posts in the same categories: Lingua Portuguesa, Literatura, Livros & Autores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: