Centro Cultural 25 de Abril recebe Salva de Prata na Câmara Municipal de SP

O Centro Cultural 25 de Abril, na Zona Oeste da capital paulista, foi homenageado nesta quinta-feira em sessão solene para a entrega da Salva de Prata, iniciativa do vereador Paulo Fiorilo (PT). A instituição, fundada em 1982, tem como objetivo desenvolver o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal.

A data desta homenagem é emblemática para o povo português. Neste mesmo dia, em 1974, ocorria a Revolução dos Cravos – movimento responsável por derrubar o regime salazarista, ditadura que comandava o país desde 1926.

Para o presidente do Centro Cultural, Ildefonso Octávio Severino Garcia, essa homenagem é importante para celebrar dois aspectos fundamentais para a sociedade. “O dia 25 de abril é uma marco para a democracia e importante para o povo, porque reestabeleceu as relações democráticas e culturais do país”, afirmou.

O cônsul de Portugal no Brasil, Paulo Lopes Lourenço, destacou a forma como a Revolução dos Cravos foi conduzida. “Foi uma revolução pacífica que colocou fim a um regime ditador. É uma forma de mostrar que é possível transformar a sociedade de maneira organizada”, disse.

O Centro Cultural 25 de Abril, analisou Fiorilo, é fundamental para a consolidação da democracia. “É importante reconhecer essa instituição que tem uma visão política em defesa da democracia. Além disso, Portugal faz parte da nossa história”, disse.

Cultura

O evento contou também com a exposição “Entre Flâmulas” e apresentações musicais. Para um dos expositores da noite, Zélio Alves Pinto, a relação Brasil-Portugal é de “feição permanente”. “Todos nós temos uma ligação com os portugueses e esses vínculos jamais podem ser esquecidos. Portugal é a nossa segunda pátria, de onde vem as nossas heranças culturais”, afirmou o pintor, que expôs a flâmula Brasil-Portugal.

Para a curadora da exposição, Rita de Cássia Alves, manter o intercâmbio da cultura entre Brasil e Portugal é importante para mantermos nossa identidade. “Nós falamos a mesma língua e fomos colonizados por esse povo, precisamos sempre estreitar as relações”, afirmou. “Além disso, relembrar a Revolução dos Cravos é importante porque é a conquista da liberdade”, acrescentou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: http://www.camara.sp.gov.br

Explore posts in the same categories: Evento, Política Portuguesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: