Memorial da Casa da Torre

Por Cyro de Mattos

Autora muito premiada, com destaque para nove láureas concedidas pela Academia Brasileira de Letras, Stella Leonardos publicou mais de uma centena de livros, entre volumes de romances, poemas, literatura infantil e dramaturgia. Formada em Letras Neolatinas, tradutora do inglês, francês, italiano, espanhol, catalão e provençal, sua estréia aconteceu com Passos na areia , em 1941. Os críticos costumam situar a vasta obra poética de Stella Leonardos na terceira geração do Modernismo, relacionando nessa condição os livros Geolírica (1966), Cantabile (1967), Amanhecência (1974) e Romanceiro da Abolição (1986).

Nome dos mais festejados pela crítica, Stella Leonardos vem entregando há muito tempo  sua vocação poética ao projeto de recriação  de um Brasil bem brasileiro. Da sua alma cancioneira e romanceira salta um Brasil de sentimentos românticos, epicidades,  ideais, relatos e saberes populares. Brasil iluminado de estados líricos, formado por elementos míticos, que irrompe do lugar  onde nasce a história feita de passagens marcantes, ações, tantas razões e casos.

O épico apresenta, o lírico lembra, o dramático articula mundos interiores no eixo do ser-estar, movido pelos instantes dos seres humanos e  criação da vida. No palco da duração crítica e contínua dos acontecimentos expande-se  a poesia de Stella Leonardos. Conota essa maneira íntima do lírico, calcada em permanente mergulho na memória, feita de emotividade, cena histórica e pesquisa. Gentis seus versos, em Memorial da Casa da Torre recordam vivências nas arcadas, aludem a finíssimos lavores nos salões e aposentos. Abrem-se  nos portões  com senhores de terras na conquista. Tocam no berço territorial de nossa Pátria, no músculo dos negros, no fôlego dos índios. Restauram o homem através de intenções, ímpetos, sonhos e idealismo. Passado, nessa poesia reveladora de um racontar acurado, é escutado  no desassombro  de nossas gentes, vencedoras de sertões na música rústica das boiadas.

Poesia é emoção condensada em linguagem,  rica,  tensa e ambígua. Reflexão  em suas formas geométricas calcadas na imagem, sob o pretexto da escrita  para revelar uma idéia. Em Stella Leonardos mostra um discurso significante  pontuado pelo som, no ritmo que ela imprime em sua maneira particular de sustentar a ideologia. Sua palavra cantante escorre musicalmente com interferência de vozes, tornadas dinâmicas, apropriadas, nas  lembranças  e cenas descritas.

O registro que é feito do fato bom ou triste é mais endereçado aos ouvidos  do que aos olhos. Sua dicção musical enceta versos que dialogam com a história, ecoam no que repercutiu procedente de alguém que permaneceu no tempo.  Em seus cancioneiros e romanceiros tão brasileiros, Stella Leonardos canta e conta. Revive o Brasil com maestria de poeta que  encanta, consciente de que no rememorar  tudo é ilusão, sonhar é  sabê-lo, como falou Fernando Pessoa..

Assinalada a terra por armas e brasões de uma gente remota, que aqui chegou por mares nunca dantes navegados, o governo português teve que enfrentar situações desfavoráveis  para fazer a colonização. Um desses obstáculos consistia na imensidão da terra descoberta, com a sua mata de sono milenar, jamais incomodada. Foi necessário dividir a terra rica em capitanias, glebas de muitas léguas, e doá-las àqueles que tivessem condições de fixar o homem no solo.

Por quase três séculos, a Casa da Torre distendeu suas cordas e acordes de inúmeros serviços prestados ao Brasil, começando pelas guerras aos piratas, aos holandeses e da Independência. Dali partiram os primeiros  desbravadores do Norte brasiliense, as intrépidas bandeiras, as principais entradas dos sertanistas do Nordeste.

Em Memorial da Casa da Torre, um dos episódios mais significativos da história do Brasil Colônia, oriundo da influência da prole mameluca de Garcia D’Ávila, que levou domínio e ambição às regiões desconhecidas, Stella Leonardos, hoje com idade avançada, demonstra que ainda domina bem o verso e faz uma poesia cativante,  bebendo  na tradição da poesia de todos os tempos. Usa o arcaísmo e o neologismo para narrar os acontecimentos da Pátria nascendo a passo de marcha. Na decorrência de versos que se alteiam com vozes em coro, de viva gesta, acende sinais luminosos da  labareda que haveria de contribuir como ideal de heroísmo, cultura e civilização.

É da tradição da poesia ibérica vazar o amor e a saudade como figurantes que convergem para o lirismo e o épico. O registro de vultos e fatos heróicos são recorrências manejadas por rapsodos com  inspiração no populário e saberes anônimos. No caso de Stella Leonardos, o relato  poético se municia de pesquisa e de saberes locais do  populário. Atenta, a poeta não se descuida de rimar memória e fatos  que melhor repercutam ao fazer modelar do nosso  cancioneiro e romanceiro.   Seus livros aí estão espalhados para que sejam lidos como resultado da aproximação mágica de uma alma sensitiva à nossa memória, arrebatada de sentimentos românticos,  valendo-se do  histórico por quem ama a beleza e o valor exercido pela estima da Pátria.

No poema “ In Memoriam”, introdutório ao assunto deste  Memorial da Casa da Torre, Stella Leonardos abre seu verso terno para o que vai contar e cantar, com leveza deixa ser conduzida  pela  inspiração que lhe é particular:

No barro desses tijolos

Por mãos índias acalcado

Quanta voz índia não dorme?

Na alvenaria da pedra

Por mãos afras carregada

Quanta voz negra não pesa?

Na torre desse Castelo

Por brancos rostos vigiada

Quanta saudade não se ergue?

 A autora desses versos torna suficiente a imagem que interpela e, ao mesmo tempo, contempla a passagem do tempo guardada na  memória. Apoiada na sensação do que se refaz triste,  sob um ritmo que  atrai,  nos embala e envolve até o final da cantiga. Como estratégia usual de seus cancioneiros e romances, ela sabe tirar efeito na linguagem quando emprega o neologismo através dos vocábulos que inventa: saudadeado, largoandante, longivozes, multivária, plurilínguas, existenciar, surpresada, passilargo, fugileve, impulsada, noviterra, ensonho, sonoite, novihorizontes, azulando.

A Casa da Torre é a primeira grande fortificação portuguesa do Brasil. As pegadas dos valentes que a povoaram com desassombro inigualável dos tempos de Garcia Dávila renascem neste  memorial poético de Stella Leonardos. Da cidadela em ruína,  muralhas cobertas de musgo, gestos que resvalam por entre sombras, das fendas e  rastros do poder extinto, reencontramo-nos na poesia de versos generosos. Das  paisagens com passagens cheias de histórias marchamos, somos levados com o mesmo brilho das gerações que fundaram nossa nacionalidade

 Referência Bibliográfica:

LEONARDOS, Stella. Memorial da Casa da Torre, Gráfica Santa Marta, João Pessoa, Paraíba, 2010.

           

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One Comment em “Memorial da Casa da Torre”


  1. O prestígio da Academia Brasileira de Letras deixou de existir radicalmente quando deu a medalha «Machado de Assis» a um futebolista praticamente analfabeto.
    Se eu fosse académico dessa ex-Academia, tê-la-ia abandonado ao som do mais ruidoso protesto.
    Henrique Salles da Fonseca
    Lisboa


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