Homenagem a João Aleves das Neves

Por Teresa Rita Lopes

João Alves das Neves foi o marido, o pai, o avô, o amigo que poucos têm tido a sorte de ter na breve vida que nos é dado viver.Como amiga, tive essa sorte. Fernando Pessoa também. Ao seu estudo e divulgação se dedicou durante toda a sua existência. Foi um militante cidadão da pátria língua portuguesa que era, para Pessoa, o sonhado Quinto Império. Poucos terão cumprido como o nosso querido João, com tanto empenho e júbilo, os deveres e os direitos dessa cidadania.

” A morte é a curva da estrada. /Morrer é só não ser visto.” escreveu Pessoa, que nunca se resignou à injustiça da morte.

Nosso querido amigo, permanecerás connosco, por tudo aquilo que nos deste, aos que tiveram o privilégio do teu convívio e de contigo participar na militância pela nossa pátria língua portuguesa.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Crônica

One Comment em “Homenagem a João Aleves das Neves”

  1. Maria Beatriz Rocha-Trindade Says:

    João Alves das Neve, indissociável de Idalina – sua mulher, constituiam um casal que tive a sorte de conhecer em Faro no início da década de 80. Que oportunidade me foi dada…ainda recordo tê-los ido esperar à Estação de combóio daquela cidade e todo o agradável convíveo que mantivemos durante o Seminário de duas semanas que aí teve lugar (uma das realizações da então Secretária de Estado, Manuela Aguiar, que tive o gosto de organizar e seguir, fazendo a articulação institucional entre a Secretaria de Estado da Emigração e a Universidade do Algarve).
    Passei a partir dessa data a manter uma relação continuada com um homem que juntava duas assinaláveis qualidades: era um grande Senhor e um intelectual de altíssima craveira.
    Mantivemos um contacto epistolar, avivado em cada ano por dois encontros – um em Lisboa, quando da sua estadia de férias em Cascais; outro, em São Paulo, quando aí me deslocava no âmbito de actividades profissionais. Estou certa que ambas as formas encontradas para dar continuidade ao nosso relacionamento assentavam (estou certa disso) numa amizade recíproca e muito profunda que havia entre nós.
    A sua natureza levava-o à procura incessante de novos conhecimentos, que deram lugar a um conjunto diversificado de espaços de realização no mundo intelectual e no mundo académico. Neles se alojaram progressivamente: o ensino universitário, os congressos internacionais, as conferências, a criação de fundações, a publicação de artigos em revistas, a colaboração em muitos jornais de um e de outo lado do Atlântico. O inumerável número de escritos de que é autor – todos eles traduzindo o seu insaciável desejo de realização intelectual e cultural, mostram o valioso trabalho que desenvolveu e constituem testemunho do seu pensamento.
    O interesse muito empenhado que orientou o trabalho que desenvolveu, incidia essencialmente sobre três temas: Fernando Pessoa, o notável poeta; a sua querida Beira Serra; a Diáspora Portuguesa, de que era membro ilustre.
    Não há palavras que traduzam a saudade que sinto, que todos sentimos, pelo querido João e a falta que me fazem (melhor dito, que nos fazem) todos os seus projectos que alinhavam o itinerário seguido em busca da indepência de espírito e da liberdade de circulação de pensamento ao longo dos itinerários que percorreu neste mundo terreno. Infelizmente, já não poderemos usufruir da sua companhia…que fazer?
    Juntamo-nos uns aos outros – os que o apreciavam e dele gostavam muito e, sobretudo, à sua tão querida e nossa igualmente também querida Idalina, pois ambos continuram a estar sempre juntos e estarão sempre connosco, no nosso coração.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: