Os Rios da Minha Aldeia

Por Dalila Teles Veras

Hoje eu vi um rio, um rio aqui na minha aldeia urbana, que nem sequer era belo e eu sequer sabia que existia. Um rio subterrâneo, como parecem ser todos os rios desta cidade cada vez mais fascinada por cimento.

A enorme cova, aberta em plena rua do centro da cidade, retardando ainda mais o seu já nervoso tráfego, não estava ali ontem. Ontem,  era apenas rua e asfalto. Mas, eis que, por ordem e força do progresso, em poucas horas, surge uma surpreendente boca escavada na terra e mostra aos passantes o rio a correr, indiferente à vida sobre ele a passar.

A escancarada boca, parece debochar da cidade que teve a pretensão de ignorar que ali havia um rio. Não seria este riso, breve mas preocupante mensagem, a lembrar das forças da natureza e de sua incontrolável fúria? Amanhã, no entanto, o rio voltará a ser asfalto e rua, existência invisível à espera das chuvas do próximo verão para então, natureza novamente contrariada, lembrar aos homens a sua existência.

Lembro de Caeiro, o desconcertante poeta pagão, que sabia da beleza e também da fúria dos rios, por isso mesmo sabia respeitá-los e louvá-los na sua poesia. Nas cidades, dizia, “a vida é mais pequena”. Nas cidades, continuava ele, “as grandes casas escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu”. Saberia o poeta, naquele começo do século passado, que um dia, “além do horizonte” os homens também esconderiam os rios?

Que outros secretos e líquidos caminhos correrão pela minha aldeia, pistas que meu olhar, empurrado pelas barreiras naturais da cidade a crescer, não é capaz de desvendar?

Que outros rios ocultará minha aldeia, em sua nada inocente idéia de progresso?

Pobres de nós que não conhecemos os rios de nossa aldeia . 

Anúncios
Explore posts in the same categories: Poemas & Poesias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: