Carta do escritor João Manuel Simões sobre o Livro “Fernando Pessoa, Salazar e o Estado Novo” de João Alves das Neves.

Saudações, “abimo pectore”.

Li, com extremo agrado e proveito intelectual, o seu precioso “Fernando Pessoa, Salazar e o Estado Novo”. Parabéns por mais esse trabalho com que V. enriquece a sua já vasta e valiosa, diria mais, valiosíssima. “opera omnia”, em cuja textualidade Fernando Pessoa representa um segmento fundamental.

João Alves das Neves, jornalista de escola ensaísta e crítico eminente, vem se notabilizando, nas ultimas décadas, como um dos mais lúcidos e penetrantes exegetas da obra daquele “insincero verídico”, “indisciplinador das almas” e demiurgo dos heterônimos, que se chamou Fernando Pessoa, o maior poeta da Língua depois de Camões (e eu me pergunto às vezes se ele não será superior), e o maior poeta do mundo do século vinte. E que, em muitos aspectos da sua genialidade multímoda, pode comparar-se ao “primus inter pares” que se chamou Shakespeare.

Com o seu livro mais recente, Alves das Neves colocou mais uma pedra no edifício ensaístico representado pela sua análise da obra pessoana e do seu pensamento e da sua arte.

Figura maior da “inteligentzia”, Alves das Neves merece o maior respeito e consideração – e, direi mais, admiração – pelo seu trabalho fecundo em prol da Cultura Luso-Brasileira, que tem na Língua Portuguesa sus espinha dorsal e seu sangue vitalizador.

Cordialmente,

João Manuel Simões. (*)

(*) O escritor João Manuel Simões tem mais de 60 livros publicados no Brasil e em Portugal, poesia, ensaio, criticas e contos.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Livros & Autores, Pessoano & Fernando Pessoa, Política

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: