Carta da escritora Lygia Fagundes Telles, lida na mesa redonda sobre “As Idéias Políticas de Fernando Pessoa”, realizada em 20 de Julho de 2010, no Clube Português de São Paulo.

Meus caros amigos e caras amigas!

Antes de tudo eu queria cumprimentar João Alves das Neves pelo seu belo livro Fernando Pessoa, Salazar e o Estado Novo. Eis aí um trabalho que elucida, esclarece e apaixona o leitor. Sim, um belo livro que li com paixão. Digo sempre que o leitor é mais do que um parceiro, ele é um cúmplice do autor e nessa cumplicidade foi envolvida esta leitora que ama Fernando Pessoa, sim, Fernando Pessoa é amado por todo o Brasil.

Paixão antiga pois me lembro que quando me preparava para os vestibulares da Faculdade de Direito correu o boato que na prova de literatura iria cair Fernando Pessoa que eu já conhecia e admirava.

A liberdade na vida e na literatura! Estive em Lisboa na comemoração da bela Revolução dos Cravos e com um cravo na lapela, fui de braço dado com meus amigos e irmãos por esta Lisboa da minha paixão e que visito assim como aquele que atravessa a rua para ir à casa do Pai.

Teria tanta satisfação de estar aqui esta noite para cumprimentar João Alves das Neves e Teresa Rita Lopes, da Universidade Nova de Lisboa. Vai em meu nome o livro que não sofreu uma fratura do fêmur….

Sim, Navegar é preciso, mas também é preciso Viver e Criar, como diria o amado Poeta.

 Com o abraço fraterno,

A Lygia (*)

(*) A escritora Lygia Fagundes Telles é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1987. Autora de grandes obras como a premiada As Meninas – Prêmio Jabuti de 1973. Tem mais de 40 obras publicadas que foram traduzidas em diversas línguas.

Explore posts in the same categories: Evento, Pessoano & Fernando Pessoa

Deixe uma Resposta

