Memorial lança o livro “400 anos Padre Vieira Imperador da Língua Portuguesa”, que reúne ensaios de 15 autores portugueses e brasileiros

A vida e a obra do Padre Antônio Vieira é apresentada no livro 400 anos Padre Vieira “Imperador da Língua Brasileira”, publicado pela Fundação Memorial da América Latina. A publicação reúne 15 ensaios de especialistas brasileiros e portugueses que participaram do “Colóquio Internacional 400 anos de Padre Antônio Vieira Imperador da Língua Portuguesa”, realizado pelo Memorial e pelo Centro de Estudos Fernando Pessoa, em maio de 2008, ano em que se comemorou o quarto centenário daquele que Fernando Pessoa chamou de “Imperador da Língua Brasileira”.

O livro  400 anos Padre Vieira “Imperador da Língua Brasileira” tem o lançamento no dia 16 de abril, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo (rua Canadá, 324), com o participação do coordenador, o jornalista português radicado no Brasil João Alves das Neves (foto), e de vários dos autores. “O Colóquio Vieira foi o maior evento realizado em São Paulo relativo aos 400 anos do Padre Antônio Vieira. Tive notícias de um encontro na USP, mas sem a presença de palestrantes portugueses. O nosso repercutiu bastante na época e agora se desdobra neste livro de inestimável valor”, disse Alves das Neves, atual presidente do Centro de Estudos Fernando Pessoa. Alves das Neves, por sua vez, lançará em maio o estudo “Fernando Pessoa, Salazar e o Estado Novo”, em que analisa o pensamento político e o repúdio ao regime salazarista de Fernando Pessoa .

Entre os temas tratados pelo livro 400 anos Padre Vieira “Imperador da Língua Brasileira”, estão a relação “Vieira/Fernando Pessoa”, o “orador”, o “viajante”, o “saudosismo e o Quinto Império”, a “saudade”, o “defensor dos índios e dos escravos africanos”, o “espaço da mulher”, “o religioso e o político em busca de soluções para Portugal”, além é claro dos aspectos propriamente literários de seu estilo.

Nascido em Lisboa no dia 6 de Fevereiro de 1608, o Padre Antônio Vieira veio para o Brasil aos seis anos, onde estudou e missionou durante a maior parte da sua vida; escreveu cerca de 200 sermões e mais de 500 cartas, e sua obra foi tão significativa quanto sua vida.

Antônio Vieira destacou-se, não somente como literato, mas também no campo da política e economia. Era um homem à frente de seu tempo, defendeu o direito dos “cristãos-novos” (judeus que eram obrigados a adotar a religião católica para fugir da inquisição) de permanecer em terras portuguesas numa época marcada pela intolerância. Acreditava que Portugal só tinha a ganhar economicamente com os investimentos financeiros dessa classe perseguida. Era também defendia os índios e os africanos.

Fernando Pessoa refere-se a ele em seu livro “Mensagem” como o “Imperador da Língua Portuguesa”. Sua obra tem como característica marcante o jogo de conceitos/idéias por meio do uso do raciocínio lógico e da retórica aprimorada. É tido como modelo de prosador e orador até os dias de hoje. Dentre os sermões de destaque temos: “Sermão de Santo Antônio” e “Sermão pelo Bom Sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda”. O Padre Antônio Vieira morreu aos 89 anos, “saciado de dias”, no Estado da Bahia, no país que tanto amou, o Brasil.

Serviço
Lançamento do Livro
400 Anos Padre Vieira “Imperador da Língua Portuguesa”
Preço: R$ 50,00
Dia: 16 de abril, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Consulado Geral de Portugal/SP
Endereço: Rua Canadá 324
O livro está à venda no Memorial da América Latina
pelo telefone (11) 3823 4618.

Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

4 comentários em “Memorial lança o livro “400 anos Padre Vieira Imperador da Língua Portuguesa”, que reúne ensaios de 15 autores portugueses e brasileiros”

  1. Frederico Rodrigues Says:

    Gostaria de Obter informações sobre a compra do livro, pois resido em outro Estado.

    Atenciosamente,

    Frederico Rodrigues

    • João Alves das Neves Says:

      Caro Frederico.

      Desde já agradecemos o sue contato.

      O Livro sobre os “400 Anos do Pe. Vieira” foi editado pela Fundação Memorial da América Latina e eles estão também providenciando a distribuição. Os telefones de contato são 3823-4735 ou 3823-4618, com eles você pode obter exemplares.

      Abraço,
      Equipe Revista Lusofonia

  2. lino Says:

    por favor

    eu preciso adquirir um ex. do livo

    padre antonio vieira,imperador da lingua portuguesa

    por favor,me contate

    lino

    • João Alves das Neves Says:

      Olá Lino.

      Desde já agradecemos o sue contato e peço desculpas pela demora no retorno.

      O Livro sobre os “400 Anos do Pe. Vieira” foi editado pela Fundação Memorial da América Latina e eles estão também providenciando a distribuição. Os telefones de contato são 3823-4735 ou 3823-4618, com eles você pode obter exemplares. Caso tenha alguma dificuldade volte a me procurar que consigo o seu exemplar.

      Abraço,
      Equipe Revista Lusofonia


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: