0s 150 anos da Beneficência Portuguesa de São Paulo

Carta da Diáspora 

0s 150 anos da Beneficência Portuguesa de São Paulo

João Alves das Neves (*) 
 
O primeiro hospital "São Joaquim" foi inaugurado em 1876. Fonte: Site da Prefeitura de SP.

O primeiro hospital "São Joaquim" foi inaugurado em 1876. Fonte: Site da Prefeitura de SP.

 

Fundada  por 168 portugueses, a Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência é hoje o maior centro hospitalar privado do Brasil  –  mantém os hospitais  de São Joaquim, fundado em 1876, e o de São José, inaugurado em 2008. 

A instituição atende em mais de  50 áreas médicas, tendo criado um Centro de Pesquisa com 37 núcleos  nas  áreas de cardiologia, urologia, clínica médica , pneumologia, infectologia, nefrologia, vascular, hepatologia e oncologia. Instalou um dos maiores bancos de sangue  do pais (coletou  30 mil bolsas de sangue em 2008). Faz  diariamente cerca de 40  cirurgias cardíacas. E tem um ícone da modernidade – o hospital São José com 111 leitos (70 para internações), 7 salas de cirurgia, 14 UTIs e 6 semi-intensivas,  MED Imagem e um Centro de Diagnósticos  – tudo isto foi realizado sem subsídios… O reconhecimento pelo alto nível médico-hospitalar explica a aprovação pelo Ministério da Educação e Cultura, em 1988, dos   cursos regulares de Pós-Graduação (Latu Senso) : hoje, são 8 cursos, que já formaram 500  profissionais. Entretanto, o Programa de Residência Medica já diplomou  73 especialistas (de 2001 a 2008) nos domínios da  anestesiologia, radiologia, diagnóstico por imagem e otorrinolaringologia, podendo afirmar-se que a “Beneficência”, não sendo uma escola, é um verdadeiro “Hospital de Ensino”.

Antigo e novo logo da Beneficência. O título de "Real e Benemérita" foi atribuío à instituição em 1901, pelo Rei de Portugal, D. Carlos I

Antigo e novo logo da Beneficência. O título de "Real e Benemérita" foi atribuío à instituição em 1901, pelo Rei de Portugal, D. Carlos I

Num estudo que publicou sobre “O papel da Beneficência Portuguesa e o problema da saúde no Brasil” salientou o  engenheiro Antônio Ermírio de Moraes  (Presidente desde  1971  até 2008)  que a entidade continua “a tradição inaugurada com o significativo amparo que prestou  às populações de Santos e Campinas, quando da epidemia da febre amarela de 1889, ocasião em que avultou a figura de Abílio Soares”.   Porém, a  melhor homenagem que o Dr. António merece do Brasil está justificada nas suas próprias palavras: “Tenho orgulho em sermos um  dos poucos hospitais que atendem a todas as classes sociais, incluindo o atendimento  a 60% de pacientes pelo Sistema Único de Saúde. Anualmente são mais de 300 mil pessoas beneficiadas com o nosso trabalho que, ao longo  de décadas, vem contribuindo para uma vida mais saudável de milhões de paulistanos e brasileiros.”   

Foto de Jurandir Lima

Foto de Jurandir Lima

Falam também por ele os números bem expressivos: nos 6 edifícios da “Beneficência”  (área construída de 143 mil metros quadrados), trabalham 6.000 pessoas – entre 1.500 do especialistas do corpo clínico, que dispõe de 64 salas cirúrgicas.  São realizadas 20 mil intervenções (incluindo 8 mil cardíacas) e 3.589 transplantes (em 7  áreas). Quanto ao número exato de leitos disponíveis é de  1.920 (com 223 de UTI).   

Tamanha ação explica  os  4 milhões de exames, em 2008,  nos mais  diversos setores. E testemunha igualmente as 30  mil cirurgias por ano. Professores de Medicina dão o seu contributo à entidade, que, graças à colaboração dos médicos e de   profissionais (técnicos e auxiliares de enfermagem), cumprem a tarefa 4.000 ambicionada pelos 168 portugueses que há 150 anos lançaram as bases de uma associação  que ampliou o projeto das Santas Casas de Misericórdia, iniciado pela Rainha D. Leonor, em 1498 (são agora quase 400 em  Portugal e 500 no Brasil):  o sonho ampliou-se com as “Beneficências” e os seus hospitais brasileiros de espírito lusíada. Como referiu o Presidente Antônio Ermírio de Moraes “a tradição” não morreu.  

presidentes

Decorridos 150 anos, a “Beneficência Portuguesa” cresceu com a cidade de São Paulo. A instituição   ultrapassou a fronteira médico-hospitalar, tornou-se patrimônio cultural  do Brasil, conforme disse o historiador Pedro Calmon, na conferência que proferiu

( 9-9-1961),  no Salão Nobre “Padre Manuel da Nóbrega”:  “O que observamos no salão fulgurante da Beneficência Portuguesa é a ilustração  dos grandes momentos da história comum, que nos dá a sensação estética  de estarmos, não no interior de um imenso estabelecimento hospitalar, mas dentro de um livro de horas, ilustrado e velho livro iluminado com as grandes cenas e os personagens insignes da nossa tradição, – convivendo com as sombras veneráveis dos homens que fizeram o Brasil”. (**). 

Rubens Ermírio de Moraes - atual Presidente do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Rubens Ermírio de Moraes - atual Presidente do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Lembramos as palavras do historiador brasileiro para homenagear o Dr. Atônio Ermírio de Moraes (***), que tão bem conhece os 33 vitrais do Salão Nobre da “Beneficência”, que documentam exemplarmente a História comum de Portugal e do Brasil. 

Clique aqui para visualizar a composição da Diretoria e Conselhos.

(*) Jornalista, escritor e professor de comunicação social, o autor deste artigo foi diretor da Real e Benemérita Associação Portuguesa de São Paulo durante mais de 30 anos e é membro do Conselho Consultivo da entidade luso-paulista.
(**)  Na fachada principal da entidade há mais 4 belíssimos vitrais e outros 6 iluminam a moderna capela.
(***) O atual Presidente da Diretoria é o dr. Rubens Ermírio de Moraes
Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Etiquetas: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

4 comentários em “0s 150 anos da Beneficência Portuguesa de São Paulo”

  1. Wilson Albno Pimente Filho Says:

    Eu Dr. Wilson A. Pimentel Filho, trabalho no Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo há mais de 30 anos no laboratório de Hemodinâmica, tenho orgulho de pertencer ao quadro clínico dessa casa, que nesses 150 anos prestou e presta tanto benefício a saúde Brasileira.
    Hoje,além de realizar procedimento diagnóstico de hemodinâmica e intervenções coronárias percutâneas (angioplastias), também faço parte como coordenador, (junto com a Dra.Maria Zenaide Soares Ficchino), da Pós-graduação-LATO-SENSO, área da Cardiologia e do quadro de professores da área de Hemodinâmica, que no meu ponto de vista, veio complementar o alto nível científico e assistencial que esse complexo Hospitalar representa para o Brasil.

    Parabéns a Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo (Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo) pelos seus 150 anos de serviço prestado a nossa comunidade Brasileira.

  2. Frei Uelliton Matos de Souza Says:

    Eu,Frei Uelliton Matos de Souza, frade dominicano, presto um auxílio humano e espiritual aos doentes e familiares do Hospital Benemérita Beneficência Portuguesa. Sou também um integrande da Pastoral da Saúde, juntamente com o capelão Pe. José Maria e as irmãs Franciscanas Hospitaleiras. Então, como um cristão e um religioso ligado à Igreja Católica,vejo que é fundamental a Pastoral da Saúde nos hospitais, que são os lugares onde há as pessoas que mais sofrem. Dessa forma, auxiliar os doentes e seus familiares a superar as suas dores e sofrimentos por meio da santa Palavra de Deus, é uma missão riquíssima, pois, devemos ser sinal de vida e esperança aos tristes e sem vida. E fazer parte da família Benemérita Beneficência Portuguesa, é para mim muito gratificante e uma grande satisfação que tenho. Portanto, parabéns aos diretores dessas instituição que tivem também o interesse em fornecer às pessoas atendidas o auxílio espiritual.


  3. Olá.

    Obrigado por visitar meu blog “Chega de Demolir S!P e agradeço também sobre a indicação do texto dos “150 anos da Beneficência Portuguesa”

    http://www.chegadedemolir.wordpress.com

  4. Renata Travagin Santanna Says:

    Tenho o Maior orgulho do mundo de fazer parte do quadro de funcionarios do Hospital Beneficiencia Portuguesa de Sao Paulo


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: