Pessoa X Salazar

Círculo Fernando Pessoa

PESSOA X SALAZAR

capa

Com o titulo de “Fernando Pessoa, Salazar e o Estado Novo” vai ser lançado no mês de Junho, em São Paulo, um novo livro de João Alves das Neves, estudo que terá, além de uma introdução e notas com cerca de 30 páginas os seguintes capítulos: “Cinco poemas políticos” “Salazar, o grande equivoco”; “Interregno-II”, “Fernando Pessoa em 1935/Ditadura e Ditador” e “Ideário político e autobiografias”.

Na 2ª parte, o organizador, com base nos textos pessoanos, apresenta um pequeno dicionário (“As idéias políticas de Fernando Pessoa”). que reproduz dezenas de verbetes sobre os temas: “Anarquia”, “Bolchevismo”, “Censura “, “ColÔnias “, “Comunismo “, “Democracia “. “Fascismo “; “Império “, “Inquisição “, “Integralismo”, “Liberdade”, “maçonaria”, “monarquia”, “Mussolini”, “Nacionalismo “, “Pátria “. “Povo”, “República”, “Revoluções “, “Sebastianismo”, “Sidonismo “. ”Tirania’, “Utiimatum”, etc. E não faltam no dicionário os conceitos assinados pelo autor da “Mensagem”, acerca de Hitler, Lenine e Trotzk, Mussoliniini, Primo de Rivera e Salazar.

Os poemas e prosas de Fernando Pessoa em torno da política estavam dispersos por diversos livros e revistas com relevo para as obras de Joel Serrão e Teresa Rita Lopes, mas só agora foram selecionados e comentados num só livro com as notas e os comentários de João Alves das Neves, autor de mais 6 volumes sobre a vida e a obra do poeta da Mensagem. Fundador de um Centro de Estudos em São Paulo, 1987),  Alves das Neves é um dos 8 coordenadores do Circulo Fernando Pessoa, que edita dois blogs na Internet, voltados para os temas relacionado com Portugal, Brasil, Angola, Moçambique,Cabo Verde, Guiné (Bissau), São Tomé e Príncipe e Timor.

O livro Femando Pessoa, Salazar e o Estado Novo terá uma edição em Lisboa, mas pode ser desde já reservado pela Internet:
www.joaoalvesdasneves.blogspot.com
www.revistalusofonia.wordpress.com.br
– ou por e-mail: jneves@fesesp.org.br

Advertisements
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Etiquetas: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 comentários em “Pessoa X Salazar”

  1. Leila Daibs Cabral Says:

    Excelente trabalho do jornalista João Alves das Neves. Mais uma vez revela o grande pesquisador e ensaísta seus profundos conhecimentos sobre o excelente escritor português, Fernando Pessoa.

  2. Leila Daibs Cabral Says:

    Infelizmente, nosso João Alves das Neves, nos deixou. Foi para outras plagas, onde, certamente nos encontrará qualquer dia.
    Suas obras e dedicação aos estudos literários aí ficarão para nosso deleite e para nossos futuros descendentes.
    Como intelectual foi impecável, invejável, além de grande ser humano.
    Sua marca ficará em nossas pesquisas como algo necessário e obrigatório em todos os momentos que consultarmos um Fernando Pessoa, um escritor africano, um neo-realista, um padre Vieira etc…………………………………e uma história de vida.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: