Blog dos Países de Língua Portuguesa

1. QUEREMOS INTERCÂMBIO!

                 

Os editores do site www.pessoano.com.br e dos blogs: www.joaoalvesdasneves.blogspot.com e www.revistalusofonia.wordpress.com  estão selecionando as propostas de colaboradores das áreas jornalística e comercial de todo o Mundo (com destaque para os 8 países de idioma português) para a organização de uma ampla rede noticiosa na Internet.

Os temas sugeridos vão desde as Artes & Letras à Economia,  História, Política (excluindo a de partidos e ideologias), Turismo e Folclore, Problemas da Diáspora, etc. Somos a favor da liberdade de imprensa e religiosa (com responsabilidade), mas reservamo-nos o direito de escolher os colaboradores. E defendemos os interesses dos Países de Língua Portuguesa, que já somam  cerca de 250 milhões de pessoas (em 2009).

Agradecemos as sugestões dos homens e  mulheres de boa vontade e de acordo como espírito do Poeta Fernando Pessoa: “Minha Pátria é a Língua Portuguesa”.

Fale conosco!

E-mails: jneves@fesesp.org.br (João Alves das Neves)
conrado.ruggieri@gmail.com (Conrado Ruggieri)
fabiola_nese@hotmail.com  (Fabíola Nese).

2. APOIO CULTURAL:

– Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras
– Real Gabinete Português de Leitura
– Liceu Literário Português (Rio de Janeiro)
– Federação das Empresas de Serviços do Estado de São Paulo-FESESP  (nossa Provedora de Internet)
– e Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo e Circulo Fernando Pessoa.

3. EMPRESAS & EMPRESÁRIOS:

A Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil, com sede em São Paulo, publicou o último nº. da sua revista trimestral (nov/dez 2008) com a seguinte colaboração: “Portugal participou do “2º Descubra a Europa” – Remessas de brasileiros residentes no exterior ao Brasil cresceram 50%” -”Livro relata a história do comércio luso-brasileiro” – “União Europeia mobilizará novos recursos” – “Governo luso fez doação” à Real e Benemérita Caixa de Socorros D. Pedro V (Rio de Janeiro) –  Entrevista com Manuel Augusto Garcia – A Biblioteca Nacional (do Rio de Janeiro)- A despedida do Embaixador Francisco Seixas da Costa – Exposição do escritor José Saramago em São Paulo – Jantar dos 96 anos da Câmara Portuguesa do Comércio de São Paulo  – Entrevista com o artista plástico Ênio Squeff – “Em tempos de crise”, etc. ( E-mail: geral@camaraportuguesa.com.br)

4. LICOR BEIRÃO                                                                                             

A revista cultural da Beira-Serra Arganilia divulgou no seu volume 22, dedicado ao Município da Lousã, uma curiosa história sobre o Licor Beirão, que ainda é mal conhecido no Brasil, embora seja uma das bebidas portuguesas mais exportadas, pois é enviada para 20 países.  Produzida inicialmente numa farmácia lousanense – como se fosse “um bom remédio” –, desde fins do século XIX, somente em 1940 o jovem José Carranca Redondo lhe deu o título que hoje tem, popularizando a bebida em Portugal e depois em muitos outros países. Deu fama à Lousã e tornou-se uma das mais importantes “fábricas” da Beira-Serra e o seu processo é um segredo muito bem guardando, mas pode garantir-se que os diversos sabores são devidos a uma fórmula que combina 13 plantas e sementes aromáticas. Presentemente, a empresa lousanense está fazendo uma grande campanha de vendas na televisão, com destaque para o caipirão, cuja receita podemos oferecer aos amigos (para 1 copo): 5 cl. de Licor Beirão – 1/2 lima – 1 colher de café de açúcar – gelo picado. Corte a lima para dentro de 1 copo baixo e largo – junte o açúcar e esmague as limas com a ajuda do pilão – junte em seguida o Licor Beirão e encha o copo com gelo picado – sirva com 2 pequenas palhinhas”.  E depois beba o gostoso caipirão!

Quem já provou, gostou, mas pode fazer outras experiências – pretendemos divulgar outras pratos (são dezenas) que levam o Licor Beirão nas  “entradas”e nos peixes,  carnes,  bolos e bolinhos. E acrescentaremos pelo menos  umas três dezenas de cocktails e outras bebidas.

5. ARTES & LETRAS               

Com o título de Fernando Pessoa, Salazar e o Estado Novo, o escritor João Alves das Neves está concluindo o prefácio do seu 6º. Volume de estudos pessoanos. A obra surpreenderá até alguns especialistas, pois inclui não só trechos políticos, mas também um Dicionário Breve  sobre o tema, além de 5 poemas anti-salazaristas do Poeta da Mensagem. Os textos estavam distribuídos por diversos livros que  não foram nas Obras Completas e que são finalmente reunidos num único volume, que documentará o pensamento político de Fernando Pessoa, que não foi fascista – muito  longe disso! 

Advertisements
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: