IV Centenário do Pe. Vieira em Lisboa

O congresso do IV centenário do Padre Antonio Vieira em Lisboa.

Padre Antonio Vieira

Padre Antonio Vieira


 

Professores universitários, escritores e outros especialistas reuniram-se na capital portuguesa para analisar e discutir a vida e obra do maior estilista das Letras Portuguesas, de 18 a 21 de Novembro na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

 

Além de inúmeros estudiosos do nosso País, estiveram presentes representantes do Brasil, Itália, Espanha, França, Alemanha e Estados Unidos, a maioria professores universitários que vieram testemunhar o interesse que o grande prosador continua a despertar no mundo intelectual. De São Paulo foi o escrito João Alves das Neves.

 

Indiscutivelmente, António Vieira, é um escritor cujos, Sermões e cartas continuam a despertar curiosidade cultural que só pode ser comparada a Luís de Camões, no tempo da Renascença, ou a Fernando Pessoa, no século XX. E os congressistas Vieirinos exemplificaram que o Padre Vieira, paralelamente à sua interpretação da Bíblia e da importância da Igreja Católica, foi e é um dos mais altos cultores da espiritualidade que Portugal ofereceu nos cinco continentes, assim se explicando o conceito científico que o colocou na vanguarda das mais significativas realizações universais com as navegações, desde o século XIV ao XVIII.

 

Nas diferentes secções do conclave ficou perfeitamente documentado o alcance da obra de Vieira na Universidade e na Literatura mas alguns aspectos dessa ação merecem realce, desde a missionação nos sertões e centros urbanos do Brasil até às cidades de Portugal e em Roma, assim como às diligências que cumpriu na França, Holanda e Espanha. E a repercussão que tiveram os seus comentários em torno da Bíblia, por exemplo, revelaram que ele estava intelectualmente na dianteira dos seus interlocutores, conforme ainda hoje se reconhece. Por isso é que o último Congresso Internacional demonstram que a obra de António Vieira terá sempre uma posição importantíssima na Cultura Portuguesa de ontem e hoje.

 

Outras observações poderiam ser assinaladas nos estudos apresentados na reunião de Novembro, em Lisboa, mas devemos anotar o inesperado episódio que envolveu o Padre Vieira e o Bispo D. Mathias de Figueiredo e Melo, que foi interinamente Governador da Província de Pernambuco: o Prelado (que nasceu em Arganil no dia 14 de Fevereiro de 16551 e morreu na cidade brasileira de Olinda em 17 de julho de 1694), teve vida breve, mas distinguiu-se pela missão religiosa – que desenvolveu como Bispo, assim como pela assistência social que prestou ao Povo, auxiliando os mais pobres na luta contra a fome, que assolou o território pernambucano durante um dificílimo período de seca. E, simultaneamente, foi um criterioso e firme administrador do governo provincial, zelando pelo respeito à lei, apesar dos poderosos, e esse foi o motivo que levou o Padre Vieira (então Visitador da Companhia de Jesus no Brasil) a pedir clemência ao Bispo-Governador em favor de dois padres que abrigaram um fidalgote criminoso.

 

Não obstante a contrariedade do extraordinário pregador, o Padre Vieira não hesitou recomendar o Bispo D. Mathias para o cargo de Arcebispo do Brasil, quando o mais alto posto religioso ficou vago. Não teve êxito na recomendação, mas a diligência, bem como a carta vieirina de 12 de Abril de 1689, ilustram a consideração que Vieira consagrou ao Prelado olindense natural de Arganil. E deduz-se da referida missiva que outras cartas podem ter sido endereçadas por Vieira ao Bispo de Olinda e Recife – uma das glórias da Igreja de Roma e de Portugal.

Advertisements
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Etiquetas: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: