António Quadros, o homem por detrás do Intelectual

Perfil

António Quadros, o homem por detrás do intelectual

 

António Quadros - Fonte: www.fundacaoantonioquadros.pt

António Quadros - Fonte: http://www.fundacaoantonioquadros.pt

Filho primogénito dos escritores Fernanda de Castro e António Ferro, de seu nome completo António Gabriel de Castro e Quadros Ferro, nasceu em Lisboa, às seis e vinte da manhã do dia 14 de Julho de 1923, no 2º andar do nº 12 da Rua dos Anjos.  Era uma criança morena de olhos azuis, com a tez da mãe; de lembrar que o apelido Quadros, último nome do pai de Fernanda de Castro, provém de uma família da nobreza espanhola de origem indiana (brâmane). Recebeu “Gabriel”, como segundo nome, em homenagem ao poeta italiano Gabriel d’Annunzio, que António Ferro, seu pai, muito admirava. É pois, logo então, fadado de poesia. Três meses depois do seu nascimento em casa dos avós paternos, a família muda-se para o nº 6 da Calçada dos Caetanos, ao Bairro Alto, onde António Quadros cresce e vive até casar. Pensador, crítico, professor e pedagogo, poeta e ficcionista, licenciado em História e Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa, António Quadros é autor de obras de pensamento, crítica e historiografia literária, de poesia e ficção (romance, conto e literatura infanto-juvenil). Foi professor de Deontologia da Comunicação (no Curso de Ciências da Informação da Universidade Católica), bem como de História de Arte, de Deontologia e de Cultura Portuguesa no IADE, Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, de que foi fundador, director, presidente do Conselho de Administração e professor.  Ao longo dos anos colaborou na imprensa, em publicações culturais, na rádio e na televisão. Assumiu cargos como o de sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, da Academia Brasileira de Filosofia e da Academia Internacional de Cultura Portuguesa e o de membro da Sociedade Científica da Universidade Católica de Lisboa e do Centro de Estudos de Pensamento Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (CELBRA) e pertenceu à direcção do Círculo Eça de Queiroz.

António Quadros morreu no dia 21 de Março de 1993, dia da árvore, símbolo da vida para a qual tão generosamente contribuiu. Deixa na família, nos amigos e na cultura uma lacuna que jamais será preenchida.

(Fonte: Newsletter nº1 Julho 2009 da Fundação António Quadros, Lisboa). 

About these ads
Explore posts in the same categories: Sem categoria

2 Comentários em “António Quadros, o homem por detrás do Intelectual”


  1. Recebi o convite para visitar esta página da Revista de Lusofonia. Fiquei encantada com a diversidade de artigos. Tenho uma postagem em meu blog onde falo sobre António Quadros. Foi o meu descobrimento da poesia bela e forte deste poeta que joga com as palavras e molda-as em forma de versos. Encantei-me por sua poesia.
    Caso os senhores queiram conhecer a postagem feita por mim, meu blog é:

    http://blog.clickgratis.com.br/anamarialopes

    A postagem tem o nome de “Engenheiro de Almas”.
    Cordial abraço, Ana Maria Lopes

    • Fátima Pais Says:

      Conhecer pessoalmente o Dr. João Alves das Neves aquando da sua visita à Biblioteca Municipal de Tábua foi um grande prazer e agradeço-lhe o convite para visitar este blog.
      Surpresa foi de verificar o post sobre este grande intelectual português do qual ainda tive a sorte de o ter como meu professor numa das disciplinas de Arte, no IADE em Lisboa.
      Deve ter sido a última turma que teve…
      Gostava muito das suas aulas, pois ele conhecia bem o nosso país em termos de património artístico, e “não me cansava de o ouvir!”
      Depois de deixar de ser meu professor, consegui dizer-lhe isso mesmo pessoalmente… e vi nos seus olhos (ao mesmo tempo que agradecia) expressão de alegria… pouco tempo depois faleceu, mas para quem gostou da sua pessoa e gosta da sua obra… permanecerá por muitos anos!


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 188 outros seguidores

%d bloggers like this: